quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Poder

O Poder


Em primeiro lugar, quero tornar perfeitamente claro que o

poder de uma esposa que ora não é um meio para controlar o

marido; portanto, não se alegre antes da hora! De fato, trata-se

justamente do oposto. É desistir de todo o desejo de poder em você

e para você, confiando no poder de Deus para transformá-la, assim

como seu marido, suas circunstâncias e seu casamento.

Este poder não é concedido para ser usado como uma arma,

a fim de amansar um animal teimoso. É uma ferramenta suave de

restauração, obtida mediante as orações de uma esposa que deseja

fazer o que é certo mais do que estar certa, e dar vida mais do que

dar o troco. É um meio de convidar o poder de Deus a entrar na vida

de seu marido para que ele tome posse da maior bênção, que em

última análise é também a sua.

Quando meu marido, Michael, e eu nos casamos e surgiram

diferenças entre nós, orar não foi definitivamente o meu primeiro

impulso. De fato, foi quase o último recurso. Tentei outros métodos

primeiro, tais como discutir, suplicar, ignorar, evitar, confrontar,

debater e, é claro, o sempre popular tratamento do silêncio, tudo isso

com resultados menos que satisfatórios. Levei algum tempo para

compreender que, orando primeiro, essas formas desagradáveis de

agir podiam ser evitadas.

Quando você estiver lendo este livro, Michael e eu estaremos

casados há mais de um quarto de século. Isso é quase um milagre.

Não é certamente um testemunho da nossa grandeza, mas da

fidelidade de Deus em responder à oração. Confesso que mesmo

depois de todos esses anos, continuo aprendendo sobre isto e nem

sempre é fácil. Embora talvez não tenha tanta prática em fazer as

coisas certas como tenho em fazer as erradas, posso dizer sem

reservas que a oração funciona.

Infelizmente, não aprendi como orar de verdade por meu

marido até que comecei a orar por meus filhos. Ao perceber quão

profundas eram as respostas de Deus às minhas orações por eles,

decidi tentar ser tão específica e fervorosa ao orar por Michael. Mas

descobri que orar pelos filhos é bem mais fácil. Desde o momento

em que pomos os olhos neles, queremos o melhor para as suas

vidas - incondicionalmente, de todo coração, sem quaisquer dúvidas.

Mas, com o marido, nem sempre é assim tão simples -

especialmente com alguém que está casado com você há tempos.

O marido pode ferir seus sentimentos, ser imprudente,

despreocupado, abusivo, irritante ou negligente. Ele pode dizer ou

fazer coisas que ferem seu coração como uma farpa. E cada vez que

você começa a orar, percebe que essa farpa está infeccionando. É

óbvio que não poderá entregar-se à oração da maneira como Deus

lhe pede até que você a retire de seu coração.

Orar por seu marido não é o mesmo que orar por um filho

(embora pareça a mesma coisa), porque você não é a mãe de seu

marido. Temos autoridade, dada pelo Senhor, sobre nossos filhos.

Não temos autoridade sobre nossos maridos. Todavia, recebemos

autoridade "sobre todo o poder do inimigo" (Lc 10.19) e podemos

prejudicar muito seus planos malignos quando oramos.

Muitas coisas difíceis que acontecem num casamento fazem

parte na verdade do plano que o inimigo preparou para a sua

dissolução. Mas podemos dizer:

— Não vou permitir que coisa alguma destrua meu

casamento.

— Não vou ficar parada e ver meu marido deprimido, abatido

ou destruído.

— Não vou permitir que a confusão, a falta de comunicação,

as atitudes e escolhas erradas prejudiquem o que estamos tentando

construir juntos.

— Não vou tolerar que a mágoa e a falta de perdão nos levem

ao divórcio.

Podemos tomar posição contra quaisquer influências

negativas em nosso casamento e saber que Deus nos deu

autoridade em seu nome para apoiar essa atitude.

Você possui os meios para colocar uma cerca protetora em

volta do seu casamento, porque Jesus disse: "Em verdade vos digo

que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que

desligardes na terra terá sido desligado no céu" (Mt 18.18).

Você tem autoridade em nome de Jesus para deter o mal e

permitir o bem. Você pode entregar a Deus em oração o que quer

que controle o seu marido - alcoolismo, excesso de trabalho,

preguiça, depressão, enfermidade, mau gênio, ansiedade, medo ou

fracasso - e orar para que ele seja libertado dessas coisas.

Espere! Antes que Você Desista do Casamento...

Confesso desde já que houve uma época em que pensei em

separação ou divórcio. Esta é uma revelação embaraçosa, porque

não creio que qualquer dessas opções seja a melhor resposta para

um casamento em dificuldades. Creio na posição de Deus a respeito

do divórcio. Ele diz que não é certo e que isso o entristece. A última

coisa que quero fazer é entristecer a Deus. Mas sei o que é sentir o

tipo de desespero que impede que tomemos uma boa decisão.

Experimentei o desânimo que leva a pessoa a desistir de tentar fazer

o que é certo.

Compreendo a tortura da solidão que deixa você desejando

encontrar alguém que olhe para a sua alma e veja você.

Senti tamanha dor que o medo de morrer por causa dela me

levou a buscar o único meio provável de sobrevivência: fugir da fonte

da agonia. Sei o que é pensar em atos de desespero quando não

vemos qualquer futuro à frente. Dia após dia, as emoções negativas

foram crescendo de tal maneira que a separação e o divórcio

simbolizavam uma promessa de agradável alívio.

O maior problema que enfrentei em nosso casamento foi o

gênio de meu marido. Eu e as crianças éramos os únicos objetos da

sua ira. Ele usava as palavras como armas que me deixavam

aleijada ou paralisada. Não estou dizendo que eu não tinha culpa,

pelo contrário, tenho certeza de que era tão culpada quanto ele, mas

eu não sabia o que fazer a respeito. Suplicava a Deus regularmente

que tornasse meu marido mais sensível, menos zangado, mais

agradável, menos irritante, porém vi poucas mudanças. Será que

Deus não estava ouvindo? Ou — como eu achava — ele favorecia

mais o marido do que a esposa?

Depois de alguns anos, sem que houvesse transformação,

clamei um dia ao Senhor em desespero, dizendo: — Deus, não

posso mais viver assim. Sei o que tu disseste sobre o divórcio, mas

não posso permanecer na mesma casa com ele. Por favor, ajuda-me

Senhor. — Sentei-me na cama, com a Bíblia na mão durante horas,

enquanto lutava com o forte desejo de pegar meus filhos e sair de

casa. Creio que por ter-me aproximado de Deus com toda

sinceridade sobre os meus sentimentos, ele me permitiu visualizar

claramente o que seria a minha vida se partisse: onde iria morar,

como me sustentaria e cuidaria dos filhos, quem continuaria a ser

meu amigo e, pior de tudo, como o divórcio afetaria meu filho e

minha filha. Era um quadro horrível e indizivelmente triste. Se

partisse, encontraria algum alívio, mas à custa de tudo que me era

caro. Sabia que esse não era o plano de Deus para nós.

Enquanto ficava ali sentada, Deus também colocou em meu

coração a idéia de que se pusesse deliberadamente a minha vida

diante do seu trono, desistisse do desejo de ir embora e deixasse as

minhas necessidades em suas mãos, ele me ensinaria a entregar a

minha vida em oração por Michael. Iria mostrar-me como interceder

realmente por ele como um filho de Deus e, durante esse processo,

reavivaria meu casamento e derramaria suas bênçãos sobre nós

dois. Se superássemos essa dificuldade, estaríamos melhor juntos

do que jamais poderíamos estar separados e sozinhos.

Deus me mostrou que Michael estava preso numa teia do seu

passado que o tornava incapaz de ser diferente do que era no

momento, mas Deus me usaria como um instrumento para a sua

libertação, se eu consentisse. Doeu bastante concordar com isso e

derramei muitas lágrimas. Mas, depois que concordei me senti

animada pela primeira vez em anos.

Comecei a orar todos os dias por Michael, como nunca orara

antes. Porém, a cada vez, tinha de confessar a dureza do meu

coração. Vi como eu estava profundamente magoada e não queria

perdoá-lo. Não quero orar por ele. Não quero pedir a Deus que o

abençoe. Só quero que Deus envie um raio ao seu coração e o

convença de como ele tem sido cruel, pensei. Tive de repetir várias

vezes: "Deus, confesso a minha incapacidade de perdoar meu

marido. Por favor, livra-me completamente dessa atitude".

Aos poucos, comecei a ver mudanças ocorrendo em nós dois.

Quando Michael ficava zangado, em vez de reagir negativamente, eu

orava por ele. Pedi a Deus que me fizesse saber o que provocava a

sua raiva. Ele fez isso. Perguntei então o que eu poderia fazer para

melhorar as coisas. Ele me mostrou. A ira de meu marido tornou-se

menos freqüente e ficou mais fácil acalmá-lo.

A cada dia, a oração trazia algo positivo. Não somos ainda

perfeitos, mas progredimos bastante. Não tem sido fácil; todavia,

estou convencida de que vale a pena andar pelo caminho de Deus. É

o único meio de salvar um casamento.

As orações da esposa pelo marido têm um efeito muito maior

sobre ele do que as de qualquer outra pessoa, mesmo as da mãe

dele. (Perdoe-me, minha sogra!) As orações da mãe pelo filho são

certamente fervorosas, porém quando um homem se casa ele deixa

os pais e se torna um com a esposa (Mt 19.5).

Marido e mulher formam uma equipe, uma unidade, estão

unificados em espírito. Aos olhos de Deus, a força do homem e da

mulher, juntos, é muito maior do que a soma das forças de cada um

dos dois, individualmente. Isto porque o Espírito Santo os une e dá

mais poder às suas orações.

É também por isso que há tanta coisa em jogo quando não

oramos. Você pode imaginar-se orando pelo lado direito do seu corpo

e não pelo esquerdo? Se o lado direito não for sustentado e

protegido e por isso cair, o lado esquerdo cairá junto. O mesmo se

aplica a você e seu marido. Se orar por você e não por ele, você

jamais encontrará as bênçãos e satisfação que deseja. O que

acontece com ele também acontece com você; não se pode negar

isso.

Esta união nos dá um poder de que o inimigo não gosta. É

por isso que ele inventa meios de enfraquecê-lo, fazendo-nos cair na

armadilha, quer seja através da baixa auto-estima, do orgulho, da

necessidade de estar sempre certo, da falta de comunicação, ou

mesmo cedendo aos nossos desejos egoístas. Ele lhe contará

mentiras como: — Nada vai mudar; seus erros são irreparáveis; não

há possibilidade de reconciliação; você seria mais feliz com outra

pessoa. — Ele lhe dirá coisas nas quais poderá crer, porque sabe

que, se conseguir fazer que você creia, não haverá futuro para o seu

casamento.

Se crer em várias mentiras, seu coração aos poucos se

endurecerá para a verdade de Deus. Em todo casamento desfeito,

há pelo menos uma pessoa cujo coração endureceu-se contra Deus

e, quando isso ocorre, não há visão da perspectiva do Senhor.

Quando somos infelizes no casamento, sentimos que qualquer

coisa será melhor do que a situação em que nos achamos. Mas

não vemos o quadro inteiro. Só vemos as coisas como estão e não

como Deus quer que se tornem. Quando oramos, porém, nossos

corações tornam-se receptivos a Deus e passamos a enxergar.

Vemos que há esperança. Temos fé em que o Senhor irá restaurar

tudo que foi danificado, destruído e consumido no relacionamento

conjugai. "Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo

gafanhoto migra-dor" (Jl 2.25).

Podemos confiar no Senhor para remover a dor, o desânimo,

o endurecimento e a falta de perdão. Somos capazes de visualizar

seu poder de ressuscitar o amor e a vida nos lugares mais mortos.

Imagine a alegria de Maria Madalena quando foi ao túmulo de Jesus

na manhã após a crucificação e descobriu que ele não estava morto

afinal, mas fora ressuscitado pelo poder de Deus.

A alegria de ver algo irremediavelmente morto trazido à vida é

a maior que podemos experimentar. O poder que ressuscitou Jesus é

o mesmo que ressuscitará o que está morto em seu casamento e o

fará voltar à vida. "Deus ressuscitou ao Senhor e também nos

ressuscitará a nós pelo seu poder" (1 Co 6.14). Esse é o único poder

capaz de tal ato. Mas isso não acontece sem que o nosso coração

busque a Deus e esteja pronto para confessar em oração, crescer

durante os tempos difíceis e esperar que o amor seja ressuscitado.

Temos de passar pelo sofrimento, a fim de alcançar a alegria.

Você tem de decidir se quer que seu casamento vá em frente

e se esse desejo é forte o bastante para fazer tudo o que for

necessário, dentro de parâmetros saudáveis, para que isso aconteça.

Você tem de acreditar na restauração da parte do seu

relacionamento que foi corroída pelo sofrimento, pela indiferença e

pelo egoísmo. Você tem de confiar que aquilo que caiu sobre você -

seja abuso, morte de um filho, infidelidade, pobreza, perda, doença

grave ou acidente - pode ser libertado das garras da morte.

Você tem de resolver que tudo que está consumindo você e

seu marido, tal como excesso de trabalho, alcoolismo, abuso de

drogas ou depressão, pode ser destruído. Você tem de saber que

tudo que se insinuou em seu relacionamento, silenciosa e

furtivamente, de modo a não ser percebido como uma ameaça até

que estivesse claramente à vista - tal como idolatrar sua carreira,

seus sonhos, seus filhos ou os seus desejos egoístas - pode ser

removido.

Você tem de confiar que Deus é suficientemente grande para

realizar tudo isto e muito mais.

Se você acordar certa manhã com um estranho em sua cama

e ele for seu marido; se experimentarem um afastamento silencioso

da vida mútua, cortando toda ligação emocional; se sentir um recuo

implacável do amor e da esperança; se o seu relacionamento estiver

num poço tão profundo de mágoa e ira que a cada dia o seu

desespero cresce ainda mais; se cada palavra dita abrir mais o

abismo entre vocês até que se torne uma barreira impenetrável que

os mantém a quilômetros de distância um do outro, fique certa de

que nada disso é da vontade de Deus para o seu casamento. A

vontade de Deus é quebrar todas essas barreiras e tirar você do

poço. Ele pode curar suas feridas e fazer o amor renascer em seu

coração. Nada e ninguém mais pode fazer isso.

Mas você tem de levantar-se e dizer: — Senhor, oro para que

esta luta termine e nos livremos das garras do conflito. Retira as

mágoas e a armadura que vestimos para proteger-nos. Tira-nos do

poço da falta de perdão. Fala por nosso intermédio, para que as

nossas palavras reflitam o teu amor, paz e reconciliação. Derruba

esta parede que há entre nós e nos ensina a atravessá-la. Capacitanos

a despertar desta letargia e encaminha-nos para a cura e

inteireza que tens para nós.

Não desista do casamento. Peça a Deus para dar-lhe um

marido renovado. Ele é poderoso para tomar o que você tem e tornálo

uma nova criatura em Cristo.

Maridos e esposas não foram destinados a brigar, afastar-se

emocionalmente, viver um casamento falido, ser infelizes ou

divorciar-se. Temos o poder de Deus do nosso lado. Não precisamos

deixar nosso relacionamento conjugai ao sabor do acaso. Podemos

lutar por ele em oração e não desistir, porque enquanto estivermos

orando há esperança. Com Deus, nada estará tão morto quanto

parece. Nem os seus próprios sentimentos.

E Eu? Eu Também Preciso de Oração

É natural entrar nesta maravilhosa aventura de oração imaginando

se o seu marido vai orar um dia por você da mesma maneira

que está orando por ele. Embora isso fosse certamente o máximo,

não o tenha como garantido. Orar por seu marido será um ato de

amor e sacrifício generoso e incondicional da sua parte. Você deve

estar disposta a assumir este compromisso sabendo que é muito

possível - e até bastante provável - que ele jamais venha a orar por

você do mesmo modo.

Em alguns casos, ele talvez nem sequer ore. Você pode pedir

que o faça e orar para que ele ore por você, mas não pode exigir isso

dele. Isso, porém não importa; o fato de ele orar ou deixar de orar

não é problema seu, é de Deus. Liberte-o então dessa obrigação. Se

ele não orar por você, a perda dele será maior que a sua.

A sua felicidade e realização não dependem do fato de ele

orar, mas sim de seu próprio relacionamento com o Senhor. É claro

que as esposas também precisam de oração; mas estou convencida

de que não devemos depender de nossos maridos como os únicos

provedores dela. Na verdade, depender do marido como seu parceiro

dedicado de oração poderia acabar em fracasso e desapontamento

para ambos.

Aprendi que a melhor coisa para o nosso casamento foi

manter parceiras de oração com quem eu orava todas as semanas.

Hoje creio que isto é vital para todo casamento. Se você puder

encontrar duas mulheres fortes na fé em quem confie plenamente e

com quem possa compartilhar os anseios do seu coração, marque

um encontro semanal de oração. Isso irá mudar a sua vida. Essa

atitude não significa, porém, que você tem de contar às suas

parceiras tudo sobre seu marido ou expor os detalhes particulares da

vida dele.

O propósito é pedir a Deus que tranqüilize o seu coração,

mostre como você pode ser uma boa esposa, compartilhe os fardos

da sua alma enquanto busca a bênção do Senhor para o seu marido.

É claro que, se houver uma questão com sérias conseqüências

e você puder confiar a suas parceiras de oração a natureza

confidencial do seu pedido, não deixe então de compartilhar. Vi

muitos casamentos acabarem em separação ou divórcio porque as

pessoas eram orgulhosas demais ou temiam compartilhar seus

problemas com alguém que pudesse orar por elas. Tudo parece bem

entre o casal, mas, de repente, o casamento acaba.

Não deixe de enfatizar a natureza confidencial do que você

está compartilhando com suas parceiras de oração, mas não permita

que o casamento acabe porque hesita em orar por ele com outras

pessoas. Se tiver uma parceira de oração que não consegue manter

em segredo uma confidência, descubra outra pessoa com mais

sabedoria, sensibilidade e maturidade espiritual.

Mesmo sem parceiras de oração ou um marido que ore,

quando você ora fervorosamente vê as coisas acontecerem. Antes

mesmo de suas orações serem respondidas, as bênçãos de Deus

recairão sobre você simplesmente porque está orando. Isso se deve

ao fato de ter passado tempo na presença de Deus, onde toda a

transformação duradoura começa.

Uma Oração de Cada Vez

Não fique confusa com as muitas maneiras que existem para

orar por seu marido. Não é necessário fazer tudo num só dia, numa

semana ou até num mês. Deixe que as sugestões deste livro

orientem-na e depois ore mediante a orientação do Espírito Santo.

Quando os problemas forem difíceis e requeiram uma ação direta, o

jejum tornará suas orações mais eficazes. A oração através da leitura

das Escrituras também se constitui num instrumento de poder. Por

isso, no final de cada capítulo, incluí orações e algumas referências

bíblicas.

Acima de tudo, não dê lugar à impaciência. Receber respostas

para as suas orações pode levar tempo, especialmente se o seu

casamento tiver sido atingido de maneira profunda ou estiver sob

tensão. Tenha paciência em perseverar e esperar pela cura de Deus.

Tenha em mente que vocês dois são imperfeitos. Só o Senhor é

perfeito. Olhe para Deus como a fonte de tudo o que você quer para

o seu casamento e não se preocupe sobre como isso irá acontecer. A

sua responsabilidade é orar. A de Deus é responder. Deixe isso nas

mãos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe conosco a sua opiniao.